BLUNÍSSIMA ARAGONEZ Tinto 750ml
  • BLUNÍSSIMA ARAGONEZ Tinto 750ml

    65,00 €Preço

    O Bluníssima é o superlativo absoluto da Monte Bluna.

    Dá voz, transmite a grandeza, força e singularidade de toda uma região.

    O Bluníssima só é produzido nos melhores anos, quando a natureza o permite e a arte o consegue. Provém de uma vinha com mais de 40 anos, localizada no sítio do Moinho do Céu, em Arruda dos Vinhos e é o resultado do critério e do detalhe. É a dádiva da melhor seleção da uva na vinha e na adega e de uma maceração, fermentação e transformação suaves e generosas, que visam a complexidade, potência, sedução e elegância.

    O Bluníssima tem cor rubi profundo, no aroma apresenta fruta vermelha madura, notas de bosque e mentoladas e agradáveis sugestões de couro. Madeira bem integrada a trazer especiarias doces e fumados, tudo assente em fundo de pedra calcária. Na boca é sedutor e requintado, com corpo e frescura cativante, estruturado, com taninos robustos, mas delicados. O final é envolvente e prolongado e apresenta grande potencial de envelhecimento em garrafa.

    O Bluníssima Aragonez 2017 iniciou o seu percurso no fim de um Outono quente e seco. Em fevereiro temperaturas muito elevadas conduziram a um abrolhamento precoce e o restante ciclo continuou com temperaturas elevadas. A floração beneficiou de boas condições e decorreu em junho. O Verão, quente e árido, levou a que o pintor se tenha iniciado em julho e se tenha dado num ápice. A condição de seca traduziu – se numa maturação curta, completa e equilibrada e em uvas de estado sanitário irrepreensível. A vindima manual realizou – se cedo, a 9 de setembro de 2017.

    O Bluníssima Aragonez 2017 maturou em cascos usados de carvalho francês (87%) e americano (13%) durante 12 meses. Descansou por mais 6 meses em inox até ao seu engarrafamento em Maio de 2019.