QUINTA DO CRASTO TINTA RORIZ 750ml

QUINTA DO CRASTO TINTA RORIZ 750ml

54,90 €Preço

Denominação de Origem

Douro

 

Ano Vinícola

2015 ficou marcado por ser um ano seco, mas extremamente equilibrado, uma vez que choveu na quantidade certa e na data mais adequada. Os meses de Julho e Agosto, tiveram temperaturas amenas, com dias quentes e noites frias, o que favoreceu muito positivamente a uma correcta maturação. Iniciámos a Vindima com as uvas brancas no dia 21 de Agosto, e as primeiras uvas tintas vindas da Quinta da Cabreira (Douro Superior) entraram no dia 29 de Agosto. As condições climatéri- cas até ao final de vindima foram muito favoráveis, tendo chovido dias 15 e 16 de Setembro, que veio favorecer a afinação da maturação de algumas vinhas. Os 3 talhões de Tinta Roriz da Quinta do Crasto, com a maturidade dos 32 anos de vida, na altitude de 300m e cada um com a sua exposição especifica (nascente, sul e poente) exigem anualmente às equipas de viticultura e enologia um desafio constante para decifrar o ponto óptimo de vindima. O ano de 2015 não foi excepção: o talhão poente foi vindimado no dia 06 de Setembro, seguidos dos talhões sul e nascente. Como balanço final, 2015 caracteriza-se por um ano onde os vinhos se destacam pela sua fruta generosa, frescura natural e uma extraordinária elegância.

 

Castas

Tinta Roriz

Vinificação

As uvas, provenientes do melhor talhão de Tinta Roriz da Quinta do Crasto, foram transportadas em caixas de 22 Kg de plástico alimentar, e sujeitas a uma rigorosa triagem à entrada da adega. Após uma pisa em lagar tradicional, as massas foram transferidas para uma cuba de aço inox com tampo aberto e pisantes mecânicos onde fermentaram durante 10 dias com temperatura controlada. Finalizada a fermentação alcoólica as uvas foram suavemente prensadas em prensas hidráulicas.

 

Envelhecimento

O Quinta do Crasto Tinta Roriz 2015 estagiou 100% em barricas novas de carvalho francês.

 

Nota de Prova

O Quinta do Crasto Tinta Roriz 2015 é vinho uma cor violeta carregada, apresentando no nariz elegantes notas de esteva, muito bem integradas com complexas notas de especiaria fresca e bagas silvestres. Inicia a prova de boca de forma harmoniosa, evoluindo para um vinho de grande poder, com excelente volume de boca e taninos de textura sólida muito bem casados com aromas de frutos vermelhos. Um vinho envolvente de perfil gastronómico que termina com excelente frescura e persistência.

 

Idade das Vinhas: 32 anos

Temperatura de Consumo: 16-18o

Exposição, Solo e Altitude: Este - Sul - Oeste - Norte 300 metros

Sistematização: Vinha em patamares de 1 e 2 bardos

Álcool Dados Analíticos: 14,8% Acidez Total: 5,1 gr/L pH: 3,76

Enólogo: Manuel Lobo

Engarrafamento: Outubro 2017