QUINTA DO NOVAL MARIA MANSA BRANCO 750ml
O vinho Maria Mansa é produzido pela Quinta do Noval a partir de uvas cuidadosamente selecionadas, provenientes das zonas mais altas da Região Demarcada do Douro, que são mais favoráveis à produção de vinho branco.
CARACTERÍSTICAS DA VINDIMA
2020 foi marcado por dois períodos distintos. O primeiro durante o inverno e até ao fim de maio, em que a chuva abundante repôs as reservas de àgua no solo. No entanto, a humidade levou a alguns ataques de míldio que foram controlados com sucesso. Mais tarde, a partir de Junho, condições muito quentes e secas resultaram em volumes de vinho reduzidos que mostram grande qualidade e personalidade.
Vindimámos as castas brancas, começando com o Gouveio, entre 17 e 27 de agosto. As uvas brancas estavam em óptimas condições sanitárias; os vinhos estão muito bons, com belíssimas expressões aromáticas.
A localização privilegiada da Quinta do Noval e da Quinta do Passadouro, no coração do Douro, bem como os nossos socalcos vertiginosos, a diversidade das nossas castas e a experiência da nossa equipa, compõem um terroir único.
No final, a resiliência e o esforço da nossa equipa durante a vindima de 2020 foram recompensados com vinhos de grande potencial, entre os melhores alguma vez feitos na Quinta.NOTA DE PROVA
"O Maria Mansa branco 2020 combina a fruta e frescura proporcionadas pelo carácter único do terroir da Quinta do Noval e as suas tradicionais castas regionais. O vinho apresenta um tom límpido, brilhante e bonito com reflexos cítricos. Aromas intensos com notas proeminentes de frutas brancas, tropicais e cítricas. Na boca o vinho apresenta uma acidez vibrante mas bem integrada, e ainda notas cítricas e florais. Sabor fresco e prolongado."
Carlos Agrellos, Diretor TécnicoCASTAS
Lote das variedades brancas clássicas do Douro:
50 % Viosinho, 40 % Gouveio, 10 % Rabigato.VINIFICAÇÃO
90% do vinho foi fermentado em cubas inox e 10% do vinho foi fermentado em barricas de carvalho francês usadas, por um período de 20 dias. Não é feita a fermentação maloláctica.
ENVELHECIMENTO
90% do vinho foi envelhecido em cubas inox, para conservar a pureza aromática e 10% foi envelhecido em barricas de carvalho francês usadas, com bâtonnage uma vez por semana durante 3 meses.
TEMPERATURA DE SERVIÇO
9ºC-11ºC
ANALÍSES
Álcool : 13 %
Açúcares totais : 0,60g/dm³
Acidez Total : 6,15g/dm³
Ph : 3,19